Da esquerda para a direita_ Dan Keylard, chefe de imprensa, e Joe Engwall, vice-presidente de operações, com a impressora Komori LS40 de 8 cores.

Dreamworks amplia limites criativos com UV

A impressora plana Illinois usa cura UV para produzir trabalhos extraordinários com uma variedade de efeitos e técnicas especializadas, agregando criatividade, impacto e valor.

Introdução: uma nova abordagem

Dreamworks Graphic Communications, com sede em uma área de 45.000 m². A instalação de pés em Glenview, Illinois, iniciou suas atividades em 2009.
Dreamworks Graphic Communications, com sede em uma área de 45.000 m². A instalação de pés em Glenview, Illinois, iniciou suas atividades em 2009.

No competitivo mundo da impressão comercial, a Dreamworks Graphic Communications decidiu ser diferente desde o primeiro dia. O negócio começou em 2009, numa altura em que muitas impressoras offset de longa data estavam a falhar e a dobrar. A pequena equipe que criou a empresa sabia que teria que ter uma nova abordagem, para poder sobreviver e prosperar no mercado adverso da época. Desde então, eles criaram um nicho para a Dreamworks no segmento mais sofisticado do mercado, produzindo trabalhos extraordinários com uma variedade de efeitos e técnicas especializadas, para realmente ampliar os limites da criatividade na impressão.

A Dreamworks começou numa época em que muitas gráficas estabelecidas estavam dobrando e sabiam que precisariam de uma nova abordagem.
A Dreamworks começou numa época em que muitas gráficas estabelecidas estavam dobrando e sabiam que precisariam de uma nova abordagem.

Baseado em um terreno de 45.000 m². Em Glenview, Illinois, a equipe da Dreamworks investiu pesadamente na tecnologia mais recente desde o início. Joe Engwall, vice-presidente de operações, define o cenário: “A Dreamworks começou em 2009, assumimos uma empresa que estava em dificuldades e basicamente substituímos todos os equipamentos desde que começamos, com a ideia de poder assumir qualquer tipo de trabalho especializado, qualquer tipo de substrato que exista… e ser capaz de lidar com isso muito bem. Realmente não temos medo de assumir qualquer tipo de projeto. Podemos fazer praticamente qualquer coisa, sejam grãos, toques ásperos, revestimentos UV, revestimentos à base de água, metálicos, riscados… você escolhe, isso não nos incomoda.

“Desafiamo-nos todos os dias para sermos os melhores… certamente não somos os maiores, mas a nossa qualidade pode competir com qualquer pessoa, e as pessoas que temos aqui prosperam com isso. Eles realmente querem fazer o melhor tipo de trabalho do setor, e os UV são uma grande parte disso.”

Escolhendo UV e GEW

Da esquerda para a direita: Dan Keylard, chefe de imprensa, e Joe Engwall, vice-presidente de operações, com a impressora Komori LS40 de 8 cores.
Da esquerda para a direita: Dan Keylard, chefe de imprensa, e Joe Engwall, vice-presidente de operações, com a impressora Komori LS40 de 8 cores.

No início de 2024, a Dreamworks investiu em uma impressora Komori LS40 reformada e adaptou um sistema de cura UV GEW à máquina, para garantir que ela pudesse realizar o trabalho especializado planejado para ela. Engwall já teve experiência em trabalhar com sistemas de cura UV no passado, pois possui um sistema UV existente em operação em uma impressora Komori mais antiga. Ele explica por que eles decidiram mudar para a GEW para a instalação mais recente: “Adicionar as 8 cores com a película fria e o sistema GEW UV tem sido um grande trunfo para nós no futuro. Eu era muito leal ao outro sistema UV que tínhamos, e ele funcionou bem por anos e ainda funciona, mas quando comecei a olhar para o GEW, gostei de algumas coisas sobre o sistema que eram fáceis de operar e os consumíveis de que preciso estavam disponíveis rapidamente na casa da GEW em Cleveland, Ohio… isso foi outra grande coisa.

“Então eu fiz uma demonstração e gostei do que vi, e conversei com as pessoas sobre isso – e as pessoas estavam muito entusiasmadas com o GEW, pessoas que eu respeito, e foi isso que me convenceu.”

Configuração do sistema UV

A Dreamworks se orgulha de realizar muitos tipos de trabalho, incluindo grãos, toques ásperos, revestimentos UV e metálicos.
A Dreamworks se orgulha de realizar muitos tipos de trabalho, incluindo grãos, toques ásperos, revestimentos UV e metálicos.

O sistema GEW foi configurado para máxima flexibilidade: cada lâmpada UV é intercambiável e pode ser movida para qualquer uma das estações de impressão, como descreve Engwall: “A forma como nosso sistema UV está configurado é: em um LS Komori de 8 cores, temos uma estação de acoplamento em cada unidade, temos quatro lâmpadas UV para as oito unidades e depois temos nossas lâmpadas de fim de impressão.”

A adaptabilidade da configuração é regularmente posta à prova, devido à diversidade e complexidade dos trabalhos publicados na imprensa. Dan Keylard, Lead Pressman, descreve alguns de seus trabalhos típicos: “Executamos todos os tipos diferentes de impressão personalizada, desde apenas placa C1S normal até plástico lenticular 3D, executamos todos os tipos de folhas, fazemos tachado UV, que são combinações de brilho fosco, mas fazemos todos os tipos de coisas.

“Durante o processo de folha, você precisa de algumas lâmpadas… a primeira unidade coloca uma tinta adesiva em folha, depois a folha é aplicada e a folha adere a essa tinta, e temos uma lâmpada entre decks bem naquela unidade, curando-a. Logo depois são colocadas quatro cores e depois a gente acende direto no amarelo, depois coloca um verniz fosco por cima do amarelo inline, e daí ele passa pelo verniz, passa o gloss, e aí a gente tem os três bulbos no final, e cura tudo. Esse seria um exemplo perfeito de trabalho personalizado que você não pode fazer com tinta convencional.”

Por que tem que ser UV

Um dos sete cabeçotes GEW E4C UV Arc em ação, com a unidade de foiling. Cada lâmpada tem 110 cm (43 pol.) de largura.
Um dos sete cabeçotes GEW E4C UV Arc em ação, com a unidade de foiling. Cada lâmpada tem 110 cm (43 pol.) de largura.

Ele prossegue destacando a necessidade imperiosa do sistema UV: “Os trabalhos que fazemos não podem ser feitos de forma convencional. Por causa da ordem em que colocamos a tinta e o papel alumínio por cima… tudo tem que ser curado em linha antes que mais tinta seja colocada em cima, e você tem que fazer tudo em linha para conseguir o trabalho. Você não pode fazer coisas em várias passagens em um trabalho. É tudo por causa dos UV que conseguimos o trabalho que conseguimos.”

Ao pesquisar qual tecnologia de cura atenderia melhor às suas necessidades, a Engwall optou pelas lâmpadas E4C da GEW, que são do tipo UV Arc convencional. Embora o LED esteja se tornando a tecnologia predominante para instalações planas, Engwall é claro em seu raciocínio ao escolher o UV Arc: “Optamos por UV versus LED devido à quantidade de cobertura e às dificuldades de algumas das técnicas que usamos, sejam elas camadas pesadas de areia, toques ásperos pesados, vernizes riscados… apenas a saturação em geral. O lado UV definitivamente é melhor.”

Flexibilidade: impressão com ou sem UV

Alguns dos trabalhos de impressão mais simples da Dreamworks ainda são produzidos de forma convencional e a cura UV não é necessária. Os sistemas de cura são integrados para que as prensas possam funcionar com ou sem UV, como descreve Engwall: “Eu adoraria executar todos os trabalhos com UV? Eu faria isso, só porque sei que será tranquilo e contínuo. Não tenho nenhuma preocupação em marcar, secar, compensar ou escolher, ou qualquer coisa nesse sentido. Mas o convencional ainda tem seu lugar nesta indústria, você sabe, e é um pouco mais econômico operar as coisas de maneira convencional do que o UV. Você sabe, podemos ir e voltar, convencional e UV, em nossas duas impressoras.”

Retrofit e instalação

Uma tela sensível ao toque HMI fácil de usar, situada acima da saída da impressora, controla todos os aspectos do sistema de cura UV GEW.
Uma tela sensível ao toque HMI fácil de usar, situada acima da saída da impressora, controla todos os aspectos do sistema de cura UV GEW.

Engwall inicialmente não tinha certeza se um sistema UV poderia ser instalado com sucesso na LS40 Komori, como ele explica: “Como se tratava de um retrofit em uma impressora LS mais antiga, fiquei um pouco preocupado no início. Houve muita reflexão e engenharia para converter isso. Houve muitos desenhos, mas descobriu-se que a GEW os projetou muito bem.

“Tudo correu como os desenhos pretendiam, então fiquei muito satisfeito com isso, você sabe que não tivemos que fazer muitos retrofits depois que realmente chegou ao chão. Pela forma como o sistema é construído, você pode dizer que muitas pessoas boas projetaram esse equipamento, e então as pessoas que vieram instalá-lo fizeram um trabalho fantástico. Fez exatamente o que eu precisava desde o trabalho número um.”

Suporte técnico

A Dreamworks usa uma ampla variedade de substratos, incluindo vinil, PET, tela, papel e cartão revestidos e não revestidos.
A Dreamworks usa uma ampla variedade de substratos, incluindo vinil, PET, tela, papel e cartão revestidos e não revestidos.

Outra consideração para a equipe da Dreamworks foi o nível de suporte pós-venda que eles poderiam esperar, uma vez que o sistema UV estivesse instalado e funcionando. A GEW, com o seu centro nos EUA em Ohio e a sua promessa de apoio técnico rápido e nacional, foi pioneira neste aspecto. Dan Keylard descreve a sua experiência quotidiana deste serviço, na realidade: “O apoio da equipa GEW tem sido bom, normalmente há alguém próximo na área, e eles mandam alguém imediatamente, ou até mesmo passam aqui, uma visita amigável para ver como estão as coisas, já que é um sistema novo. Sim, está tudo bem.”

Facilidade de uso

Ele prossegue descrevendo alguns dos benefícios que vê no novo sistema UV: “O que eu realmente gosto neste sistema em comparação com o meu sistema antigo é que ele é muito confiável e bastante fácil de usar, a tela sensível ao toque, para operá-los, ligá-los e desligá-los e alterar os interdecks… muito fácil, muito fácil de usar. Nosso trabalho logo após a impressão pode ser, você sabe, você pode cortá-lo imediatamente, você pode amarrá-lo, amarrá-lo, enviá-lo, você sabe, tudo está bom e seco ao toque, logo após a impressão.

Resumo: o que o UV traz

A GEW possui uma equipe de técnicos de serviço altamente experientes e oferece suporte rápido e nacional a partir de sua base em Cleveland, Ohio.
A GEW possui uma equipe de técnicos de serviço altamente experientes e oferece suporte rápido e nacional a partir de sua base em Cleveland, Ohio.

Joe Engwall conclui resumindo seus pensamentos: “UV revolucionou o que você pode fazer com substratos, trabalhamos com praticamente todos os substratos existentes, sejam vinis, transparentes, telas, papel, revestidos, não revestidos, qualquer acabamento disponível no qual você possa colocar algo, diríamos ‘sim, não há problema, podemos fazer isso’.

“Quanto mais usamos a tecnologia UV e divulgamos coisas como a nossa peça promocional do calendário… ela tem tanto conteúdo que você pode mostrar às pessoas o que a tecnologia UV pode trazer para a mesa – e essa parte por si só é suficiente para conquistar qualquer novo cliente.”

O vídeo do estudo de caso – assista aqui:

O áudio e as legendas deste vídeo estão em inglês.

Saiba mais sobre como o GEW oferece suporte a impressoras alimentadas por folhas aqui.